A mala direta ou e-mail marketing é uma ferramenta bastante útil para divulgar o serviço e os produtos da sua empresa.
Mala direta é correspondência bastante útil para o marketing e é composta de publicidade informativa com o objetivo principal de divulgar produtos, serviços existentes ou lançamentos.
Tipos de mala direta
Os principais tipos de mala direta são:
Mala direta postal – esse meio utiliza recursos como material impresso tais como, catálogos, folhetos, folders e até brindes que podem ser enviados pelo correio.
Mala direta digital ou e-mail marketing – o surgimento do correio eletrônico possibilitou que diversas empresas passassem a utilizar o correio eletrônico para divulgar produtos e serviços. A internet possibilita diversas ferramentas para disseminar ideias, veiculadas por mensagens e uma dessas mensagens são as divulgações com o auxilio de um marketing atual, moderno e gráfico.
Um dos recursos mais utilizados para disseminar mensagens pela internet é o e-mail marketing.
O e-mail marketing não deve ser invasivo e interpretado como spam. A boa notícia é que o recebimento de e-mails é a atividade principal dos internautas.
O e-mail marketing é uma das mais úteis ferramentas de marketing de relacionamento com os clientes, pois se utiliza de uma mensagem criativa e informativa, com a eficácia da segmentação, personalização, além do baixo custo da ferramenta para promover a empresa.
O produtor de mala direta pode trabalhar em casa e realizar um trabalho cada vez mais presente no mercado, focando em dois modos: o marketing ativo e o marketing receptivo.
O marketing ativo é utilizado para contato da empresa-cliente e o marketing receptivo para contato cliente-empresa, para esclarecimento de duvidas, reclamações e outros.
Como criar uma mala direta
Para trabalhar com mala direta não é necessário criar diversas correspondências, pois a tecnologia dispõe de recursos que facilitam o trabalho de criação da mala direta e um desses recursos é a mala direta criada pelo Word.
O Word que é um programa do pacote Office e tem disponível um recurso que, com um único modelo de carta, gera varias cópias para vários destinatários.
A ferramenta funciona desta forma: o Word cria uma carta com apenas dois arquivos: o documento principal que sai com o texto formatado pelo autor e outro arquivo com os dados do destinatário.
O arquivo com dados terá um campo próprio com nome, cargo, salário e outras informações.
A primeira etapa é salvar a tabela. Em seguida, edite a carta e salve como “mala direta.doc”. E logo depois, abra a barra de ferramentas e clique em “Mostrar mala direta”. Se essa opção estiver desmarcada, tecle “enter” e a mala direta será exibida.
Outra etapa é configurar o documento principal, selecionando a opção configuração do documento principal, depois selecionando cartas e teclando “enter”.
O mesmo procedimento será realizado para selecionar a base de informações para atribuir campos ou valores no documento principal, depois acesse “mala direta”, insira campos de mesclagem e tecle “enter”.
Para concluir, gere a mala direta clicando em “Mesclar registro atual” e conclua.
Pronto, está elaborada a mala direta que fará a divulgação do seu empreendimento.
O artigo Mala direta foi publicado originalmente em Casa da Consultoria. © Todos Os Direitos Reservados.